sábado, 9 de junho de 2012

Batons

Sabia que a pele dos lábios também requer cuidado com a maquiagem? Ela pode ser mais seca, mais sensível, envelhecida... Portanto, na hora de escolher o seu batom, fique atenta em fatores que abordaremos nesta matéria!

A dermatologista Carolina Marçon, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica primeiramente os cuidados mais importantes, quando a pessoa tem o costume de andar com o item na bolsa. "Não é indicado compartilhar o batom, já que algumas doenças, como a herpes, podem ser transmitidas desta maneira", alerta.

Outro fator é saber se você tem alergia a algum componente da maquiagem. Caso tenha e não saiba, atente-se aos sintomas: "Ele deve ser evitado nas pessoas que apresentam alergia aos componentes do produto, que pode causar coceira, ardor e aparecimento de feridas".

Na hora de comprar batons, é indicado dar preferência aos que tenham vitaminas e, principalmente, proteção solar. "Hoje existem muitos produtos no mercado com filtro solar, o ideal é que a proteção seja no mínimo 30, com amplo espectro UVA/UVB", afirma a dermatologista.

De acordo com Dra. Carolina, não há necessidade de passar nenhum produto antes do uso do batom. "Nos casos de lábios muito ressecados, o uso de um hidratante labial antes da utilização do batom pode ser interessante para aumentar a hidratação e dar mais uniformidade à aplicação".

Ao remover o batom dos lábios, ela sugere utilizar um demaquilante para evitar traumas locais ou irritação. "Em casos de alergia, recomenda-se sempre procurar o dermatologista para uma avaliação do tipo de reação e tratamento adequado, pois pode ocorrer infecção secundária no local acometido", complementa a médica.
Se você por algum motivo não tem um demaquilante, pode utilizar shampoo para bebês, que são hipoalergênicos.
Além das diferentes cores, os batons têm características distintas e são indicados de acordo com o tipo de pele. Dra. Carolina cita alguns tipos de batons e sua melhor indicação. Confira abaixo!
Batom de longa duração:
Este tipo de batom tem mais pigmentos que o batom convencional, não sendo necessário retocá-lo com tanta frequência, pois dura mais tempo nos lábios. Geralmente são apresentados em bastões mais finos.
Contraindicação: lábios muito secos, pois este batom pode dar uma sensação de ressecamento logo após a aplicação e, em alguns casos, realmente provocam o ressecamento dos lábios.

Batom cremoso: Tem brilho úmido, cobertura aveludada, é macio e emoliente. Quanto mais cremoso, menor a duração nos lábios. A textura cremosa é resultado do balanceamento dos agentes emolientes utilizados na sua composição. Dê preferência para aqueles que contém FPS.
Contraindicação: Evite em reuniões como jantares e almoços de negócios, pois o batom sairá rapidamente, além de ter o inconveniente de ficar marca de batom no copo, nos talheres e no guardanapo de pano.

Batom cremoso brilhante:
Assim como o cremoso, é macio, tem brilho úmido e cobertura aveludada. Além disso, tem maior concentração de pigmentos metálicos.

Batom hidratante:
Possui ativos em sua formulação que ajudam a aumentar a ação da hidratação. Umectante e emoliente possui ótimo deslizamento. Ideal para lábios ressecados causados pelo frio e pelo excesso de sol. Lábios ressecados causam má impressão. Para evitá-los, mantenha os lábios hidratados passando hidratante para dormir e utilize batom hidratante durante o dia. Batom que concilie hidratante com FPS é o ideal para quem tem lábios sempre ressecados.

Batom em lápis: Ganha pela praticidade; é macio e ótimo para carregar na bolsa. Além disso, é mais difícil de estragar que o tradicional, já que não sofre tanto com as mudanças do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário